Criada há mais de 200 anos pelo médico alemão Samuel Hahnemann, a homeopatia é, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma medicina alternativa e complementar na prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde. Ou seja, ela estimula o organismo a combater a doença com baixas doses de medicamento, promovendo uma cura natural do corpo. Para efeito comparativo, o tratamento alopático faz com que o próprio remédio neutralize os sinais da doença, seja para aquela dor de cabeça no final do dia ou após um trauma mais grave.
Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil desde 1980, a homeopatia é mais indicada para as crianças pois não provoca uma reação do organismo para combater a doença. Ela incentiva para que o próprio corpo seja ativo neste processo e estimula para que todo o organismo trabalhe bem e restabeleça o seu bom funcionamento. Mais do que controlar os sintomas, a homeopatia pediátrica visa tratar (recorrências de infecções, gripes, resfriados), psicológicos( fobias e medos) e emocionais( como estresse por ex.).Tais desequilíbrios podem desencadear diversas anomalias comportamentais e doenças.
Não existe contraindicação para a homeopatia. Até o fim de 2020, não havia registros de casos de intoxicação ou morte devido aos remédios utilizados no tratamento, que tem seus componentes advindos dos reinos animal, vegetal e mineral. Lembrando que a homeopatia é individual, pois o pediatra leva em conta os detalhes da vida da criança para verificar o melhor tratamento a ser feito.
Vantagens:
- Como a concentração dos medicamentos são bem diluídos, oferece menos efeitos colaterais;
- Ser seguro, eficaz e baseado em substâncias naturais;
- Age diretamente no sistema imune, não se conhece resistência microbiana a homeopáticos;
- Medicamentos homeopáticos não viciam;
- Lembrando que a homeopatia é individual, pois analisa a vida e o organismo de cada paciente;
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para fazer o diagnóstico e tratamento necessários!