A fisioterapia neurológica, também chamada de fisioterapia neurofuncional, é utilizada para a recuperação de pessoas com limitações dos movimentos do corpo decorrentes…
A fisioterapia neurológica, também chamada de fisioterapia neurofuncional, é utilizada para a recuperação de pessoas com limitações dos movimentos do corpo decorrentes de acidentes ou doenças que atingem o sistema nervoso.
Os casos mais comuns em que o fisioterapeuta neurológico atua são:
- Doença de Parkinson
- Esclerose múltipla
- Derrame cerebral
- Paralisa cerebral
- Traumatismo craniencefálico
O profissional trabalha para que as vítimas desses casos que afetam o sistema nervoso voltem, na medida do possível, a retornarem suas ações diárias, seja de forma completa ou com readaptações simplificadas.
No entanto, o fisioterapeuta neurológico também atua na prevenção desses casos. Por isso, além de hospitais, ambulatórios e domicílios, ele também pode ser encontrado em escolas e trabalhos. Praticar exercícios com a ajuda de um especialista colaborará para o bom funcionamento dos movimentos, seja antes, durante ou depois de alguma disfunção do sistema nervoso.
Apesar de ser mais comum para pacientes com mais de quarenta anos, a fisioterapia neurofuncional pode ser aplicada em qualquer idade, tanto que há uma área específica que atua apenas na pediatria, por exemplo. O especialista utilizará exercícios de acordo com a necessidade do paciente e discutirá com o médico responsável, provavelmente um neurologista, a melhor forma de tratamento.
Em caso de dúvidas entre em contato com a equipe da ORTOPED para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!