Das lesões tratadas com fisioterapia, as que ocorrem nos joelhos são das mais graves e complexas. Por isso, o tratamento com um especialista é recomendado, já que o as sessões de fisioterapia levarão à recuperação…
Das lesões tratadas com fisioterapia, as que ocorrem nos joelhos são das mais graves e complexas. Por isso, o tratamento com um especialista é recomendado, já que o as sessões de fisioterapia levarão à recuperação dos movimentos.
As causas mais comuns na região que necessitam de fisioterapia são:
- Rompimento de ligamentos;
- Luxação;
- Amolecimento da cartilagem;
- Artrose;
- Tendinite;
- Lesão no menisco.
Além dos motivos citados acima, um fisioterapeuta também pode ser indicado, caso o paciente precise fortalecer os joelhos, com o objetivo de evitar alguma futura lesão. Já os exercícios são variados e, além do grau, o tratamento depende da idade do paciente e se ele tem outro problema na região.
A fisioterapia pode ser iniciada no mesmo dia em que o joelho se lesionou, com compressas de gelo. Após uma análise completa do fisioterapeuta, ou de um médico ortopedista, com a realização de exames, outros métodos devem ser adicionados no tratamento.
Entre os mais comuns, estão:
- Eletroterapia, que alivia a dor nos joelhos;
- Alongamentos;
- Exercícios na região e nas coxas, que também precisam ser fortalecidas;
- Bicicleta ergométrica.
O tempo do tratamento varia muito de pessoa e de complexidade da lesão, mas o mínimo recomendado são trinta sessões, três vezes por semana. O retorno à vida normal, como a prática de esportes, pode demorar mais algumas semanas, dependendo da avaliação do especialista.