A diarreia no bebê é caracterizada pela alteração da frequência ou do aspecto das fezes, com mais de três evacuações ao longo do dia. É importante que os responsáveis estejam atentos aos sinais, já que um quadro…
A diarreia no bebê é caracterizada pela alteração da frequência ou do aspecto das fezes, com mais de três evacuações ao longo do dia. É importante que os responsáveis estejam atentos aos sinais, já que um quadro de diarreia pode causar desidratação no bebê.
Os sinais e sintomas são:
- Cocô mais líquido que o normal;
- Cor e cheiro diferentes do normal;
- Evacuação em jatos fortes.
O bebê também pode apresentar sintomas como:
- Vômito;
- Irritabilidade;
- Dor e desconforto abdominal;
- Fraqueza;
- Febre.
As principais causas associadas à diarreia em bebês são infecções, alergias alimentares, intolerância à lactose, queda na imunidade, viroses e intoxicação alimentar.
O recomendado é levar a criança ao médico nos seguintes casos:
- Quando houver mais de 1 episódio de diarreia ao dia;
- Se não houver melhora no período de 3 dias;
- Se as fezes tiverem sangue ou pus;
- Se houver vômito;
- Se o bebê tiver febre acima dos 38ºC;
- Se o bebê estiver apático e sem energia.
O tratamento em bebês costuma ser feito apenas com remédios que aliviam a dor, o desconforto e a febre, como analgésicos e antitérmicos. Se o médico julgar necessário, também indicará medicamentos para repor a flora bacteriana da criança.
O principal cuidado durante uma crise de diarreia é prevenir que o bebê fique desidratado, por isso a orientação é seguir amamentando a criança, além de oferecer água, sucos naturais, água de coco e soro caseiro, sempre em pequenas quantidades para não haver vômito. O médico também orientará os responsáveis sobre quais alimentos são mais adequados para se ingerir durante um quadro de diarreia.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para fazer o diagnóstico e tratamento necessários!