Uma das maiores preocupações para os praticantes de esportes, principalmente futebol, corrida, ciclismo, atletismo, etc, é o bem estar e a manutenção da saúde do joelho. Essa articulação é composta por vários tendões, cartilagens e a patela, aquele pequeno osso que fica exposto nessa região.
Essa estrutura óssea, que já foi conhecido como rótula, atualmente é chamada de patela e seu formato é triangular. Sua localização é no centro da articulação e sua função é a de proteger um importante conjunto de tendões que faz com que consigamos dobrar e esticar as pernas.
Praticar exercícios físicos de maneira incorreta acaba resultando em efeitos colaterais para a região, gerando dor no joelho e, em alguns casos, problemas ainda mais graves e preocupantes. Dessa maneira, é preciso manter uma rotina equilibrada e cuidar sempre do joelho para evitar lesões como a Condromalácia Patelar. Essa denominação é dada para um desgaste excessivo da cartilagem que faz parte do complexo do joelho e, assim, gera dor na patela.
É preciso tratar o problema o quanto antes e da maneira correta para evitar que o sintoma evolua para uma fratura e, em casos graves, a perda dos líquidos internos do osso que são fundamentais para manter sua saúde, durabilidade e resistência.