A bandagem funcional é utilizada pela fisioterapia ortopédica e postural como forma de prevenir, tratar e recuperar lesões no corpo do paciente. A técnica usa as bandagens de maneira a permitir que músculos…
A bandagem funcional é utilizada pela fisioterapia ortopédica e postural como forma de prevenir, tratar e recuperar lesões no corpo do paciente. A técnica usa as bandagens de maneira a permitir que músculos e articulações estejam posicionados corretamente, aliviando as dores, e permitindo que os pacientes sintam mais bem-estar.
A bandagem funcional também proporciona:
- Reeducação postural;
- Reabilitação física;
- Redução de inflamações;
- Prevenção de lesões musculares e articulares;
- Melhora da circulação sanguínea;
- Aumento da propriocepção.
Algumas das indicações para o uso da bandagem funcional são:
- Lesões musculares;
- Contusões;
- Hematomas;
- Tendinites;
- Fascite plantar;
- Inflamações em geral;
- Recuperação de entorse;
- Instabilidades articulares;
- Dores musculares;
- Edemas e alterações da circulação.
A bandagem deve ser aplicada por um fisioterapeuta, isso porque se não a técnica não for a correta, pode haver efeitos contrários. Existem algumas maneiras de aplicá-la como, por exemplo, na direção do músculo para facilitar o movimento; ou na transversal, para tensionar e imobilizar a área, permitindo a recuperação. Estas e outras técnicas irão depender do diagnóstico do paciente.
Alguns cuidados na aplicação da fita são a higienização da área com algodão e álcool, a medição exata do tamanho da fita, e o corte correto.
Possui dúvidas? Entre em contato para marcar sua consulta!