A anemia é definida quando há uma queda no nível de hemoglobina, uma proteína que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo através do sangue. Com a falta de oxigenação, vários tecidos e órgãos do corpo sofrem, gerando diferentes sintomas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia mais comum em crianças é a chamada ferropriva, quando há uma deficiência de ferro. No mundo, o problema afeta cerca de 42% das crianças abaixo de 5 anos.
Para identificar os sintomas, observe se a criança apresenta os seguintes sintomas:
- Fadiga;
- Fraqueza;
- Pressão baixa;
- Tontura;
- Mal-estar;
- Ritmo cardíaco acelerado;
- Confusão mental;
- Desatenção;
- Dor de cabeça;
- Falta de ar;
- Palidez;
- Unhas quebradiças.
O médico pediatra irá solicitar o hemograma, exame de sangue que identifica as alterações da taxa de ferro no interior das hemoglobinas. Com possíveis outros exames, o especialista descobrirá se a criança tem anemia, ou se até a doença é um sintoma de algo maior, como doenças reumatológicas e medulares.
Confirmando a anemia, o tratamento é, teoricamente, simples. Para equilibrar os níveis de hemoglobina, será recomendado o consumo de suplementos e alimentos ricos em ferro e vitaminas. Carnes vermelhas, feijão, gema de ovo, verduras e hortaliças, principalmente as verdes escuras, assim como vísceras (fígado, coração e moela) são alguns desses alimentos.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para fazer o diagnóstico e tratamento necessários!