Os adultos estão acostumados a se consultarem para fazer seus exames de rotina, que tem como objetivo analisar como está a saúde, prevenindo e controlando doenças…
Os adultos estão acostumados a se consultarem para fazer seus exames de rotina, que tem como objetivo analisar como está a saúde, prevenindo e controlando doenças. Assim como os mais velhos, as crianças também precisam passar por um check-up, que começa com o pré-natal da gestante. Após o nascimento, a criança será acompanhada por um pediatra, com a seguinte frequência:
- 0 a 6 meses: mensal;
- 6 a 12 meses: mensal;
- 1 a 2 anos: bimestral;
- 2 a 5 anos: semestral;
- A partir dos 5 anos: anual.
Os exames de rotina mais solicitados para as crianças são:
Hemograma:
O exame de sangue tem a função de detectar infecções virais e bacterianas, doenças crônicas e até a possibilidade de uma anemia, sendo um dos exames mais importantes para manter a saúde das crianças em dia. O pediatra também pode pedir exames de sangue para checar se a criança está com o colesterol (perfil lipídico) e o nível de açúcar (glicemia) alterados, para checar a tireoide (T4 e TSH), entre outros.
Exame de urina:
O exame de urina identificará se há presença de bactérias, infecções, e até se há perda de proteínas, desnutrição e doenças renais.
Exame de fezes:
Com alterações como sangue oculto, muco e até a presença de parasitas é possível identificar infecções e doenças.
Raio-x de idade óssea:
Feito por meio de raio-x, o exame é usado, quando necessário, para crianças com déficit estatural.
Ultrassom
A ultrassonografia é usada para avaliar estruturas do corpo da criança, como órgãos (fígado, rins, apêndice), a tireoide, vasos sanguíneos e outras partes do corpo que precisem de análise detalhada.
Além disso, o pediatra pode indicar exames de visão e audição, caso os pais percebam que a criança sente dificuldades ao usar estes dois sentidos, e qualquer outro exame que julgar necessário.
Possui dúvidas? Entre em contato para marcar sua consulta!
Tel: (11) 4823-4562/ (11) 4824-5762